Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Muitas Graças em Fátima

26 de maio





Nosso grupo em Fátima


Ao fundo a imagem de Cristo que está diante do
novo Santuário dedicado à Santíssima Trindade

Ficamos muito bem hospedados no Hotel Fátima em frente a praça do Santuário bastando atravessar a rua para ter acesso ao local onde ocorrem todas as grandes celebrações de Fatima. Neste espaço que é a Cova da Iria, Nesta praça está o Santuário de Fátima, a Capelinha das Apariçoes, a fonte e o Santuário da Santíssima Trindade a   Também alí estão as imagens de dois papas: Paulo VI e Jõao Pauo II.

Logo que entramos na praça do Santuário pudemos observar peregrinos fazendo penitência percorrendo um longo trajeto ajoelhados. Estávamos acompanhados de nossa guia, Vera, que relatou para o grupo a história das aparições mostrando os locais onde os fatos aconteceram em 1917. Ela também nos explicou sobre a construção da nova Basílica dedicada a Santíssima Trindade. Trata-se de um templo moderno com capacidade para acolher mais de 8 mil peegrinos sentados.

Chegamos a Capelinha das Aparicões onde estava sendo celebrada a Santa Missa em Espanhol a qual acompanhamos até o final. E ali já sentimos um grande fervor do povo reunido diante da famosa imagem da Santíssima Virgem.

Seguimos então para o Santuário na frente do qual está o altar externo onde são celebradas as Santas Missas nos dias das grandes datas comemorativas. Entramos no Santuário repleto de peregrinos e nos dirigimos até os túmulos dos beatos Francisco e Jacinta e depois o da irmã Lúcia.





Primeira Missa do Grupo deu-se no Salão de Eventos do "Hotel de Fátima" celebrada pelo padre Evaristo Debiase. Palavra do Evangelho do dia "Amem-se como eu vos amo." Voces estão diante do que mais decisivo aconteceu na história do mundo, Palavras de Bento XVI na Páscoa. Jesus se tornou um de nós e morreu por amor a nós. Se deixou matar experimentou  a morte, a sepultura, mas a venceu e ressuscitou. todas as perguntas do mundo, tais como: qual o fim da minha vida? Foram  respondidas por Jesus não só com palavras, mas com atitudes.

O padre coloca que esta Peregrinação  foi um convite, um chamado de Deus a conversão e mudança de coração. Sugere que todos ao saírem dalí no hall do hotel, na rua ou  na procissão de velas, que olhassem no rosto das pessoas , pois encontrariam pessoas de línguas diferentes tais como: japoneses, franceses, alemães, espanhóies etc. e vissem  no rosto delas, Jesus. São rostos e línguas diferentes, filhos e filhas do mesmo Pai com o mesmo objetivo que é conhecer Jesus, mas não damos conta disso.
                                Que ninguém saia de Medjugorge sem fazer uma boa confissão.



Visita a casa dos pastorinhos  Francisco e Jacinta


Dia 27/05 A guia nos leva a visitar a casa dos pastorinhos, Jacinta e Francisco. Casa de pedra simples e humilde, nas paredes fotos dos pastorinhos, pais e familiares. Todos os cômodos muito bem conservado como na época em que eles viviam com as caminhas e utensílios domésticos de barro e ferro.

Visita a casa de Lucia   

Na fachada uma placa que a identifica "Casa de Lúcia. Ao entrarmos encontramos um ambiente , também simples com fotos na parede dela jovem e uma outra já freira na companhia do Papa João Paulo II
Quarto das irmãs, dos pais e de Lúcia. Utenscílios de cozinha em ferro e barro.
Poço do Arneiro. Local da aparição do Anjo. ao redor grandes figueira. Sobre o poço há duas esculturas. Uma  de Jacinta e outra de Francisco. No mesmo local encontramos a sobrinha de Lúcia de idade avançada que fica alí dando atenção a todos que se aproxima para fotos com ela. Com o rosário nas mãos e bem disposta responde a todos o que lhes perguntam sobre Lúcia. Tirou foto com Zanete membra da Associação Queridos Filhos e Padre Evaristo Debiase.

Quando chegamos observamos Peregrinações com pessoas de várias nacionalidades e era bonito ver grupos de peregrinos chegando por todos os lados. E nós também brasileiros nos fazíamos representar.

Terço em várias linguas 

Antes da procissão de velas, na capelinha das aparições foi meditado o terço, onde em cada mistério era rezado por uma nacionalidade diferente. Era grande a emoção de ver a seu lado pessoas repondendo ao Pai Nosso, Ave-Marias em sua língua materna. Todos queridos filhos de Maria voltados para a mesma devoção com grande fervor.
Procissão das velas  
Após o terço foi realizada uma belíssima procissão onde todos seguravam velas acessas que iluminavam a grande  praça que fica em frende do santuário e acompanhava Nossa Senhora de Fátima em seu andor numa grande demonstração de fé.
Retiro - meditação -

Missa no Santuário da Santíssima Trindade .

Um comentário:

  1. Caros irmãos em Cristo!
    A Paz da Gospa!
    Estamos radiantes de felicidade por acompanharmos a peregrinação de alguns membros da Associação Queridos Filhos aos locais santos das Aparições da Santíssima Virgem.Que Nosso Senhor Jesus e Nossa Mãe do Céu coroem de graças e bençãos esses momentos tão especiais em prol de todos nós..abraços fraternos..Lylian R. Moraes

    ResponderExcluir